• Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.

Buscar

Algumas curiosidades sobre o Cavalo Bretão


Dado o interesse que a postagem causou à redação de Trote&Galope, nada melhor que compartilhar o tema e colaborar para aumentar os conhecimentos sobre a raça. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão, a primavera é a época mais propícia para reprodução e, também, para os nascimentos de bebês bretões, estendendo-se até o fim do verão. Todas as informações têm características técnicas e são respostas às perguntas mais frequentes que chegam à ABCCB.

Potrinha com 1 semana de vida (foto ABCCB)

A raça não tem ano hípico, isto é, pode haver reprodução em qualquer mês do ano, mas o período entre o final de setembro e final de março (primavera/verão) é o que propicia melhores cios e melhor criação de potros, devido aos dias com mais horas de luz e volumosos de mais qualidade para alimentar a mãe.

O cio a cada 21 dias, com duração de 7 a 8 dias, sendo que a ovulação ocorre normalmente entre o 3° e 5° dia. Igual a qualquer raça, o período de gestação compreende 11 meses (ou 335 dias), sendo considerado parto normal se o potro nascer entre 320 e 350 dias da última data da cobrição.

Éguas Bretãs pesam em média 750 kg, variando de 650 a 950 kg; já as éguas importadas e filhas de importados que pesam mais de 850 kg, normalmente podem chegar a mais de 1 tonelada no final da gestação. Potros nascem com peso médio de 55 kg, podendo chegar a 70 kg, e altura entre 95 cm e 1,05 m , (a média fica em 98 cm). No entanto, estes números dependem da linhagem dos pais, do porte da mãe e da alimentação dada à mãe. Devido ao porte, a égua Bretã produz em média 25 litros de leite por dia para o seu potro, por isso, é a época que deve receber a melhor alimentação, com qualidade, pois um potro saudável, forte e esperto vem de uma mãe bem alimentada.

Potro com 4 meses (foto ABCCB)

O desmame ocorre normalmente entre o 5° e 6° mês, mas pode se estender até o 8° mês de idade, se o criador tem um manejo mais extensivo e com pastagem de qualidade, que permitam manter a mãe em bom estado físico. O potro desmama com peso entre 230 kg a 330 kg.

Quanto ao ganho de peso, no primeiro mês, a média pode chegar a 1,5 kg/dia; depois, a média fica em 1,0 kg/dia; chegam a crescer 10-12 cm no primeiro mês, e depois desmamam entre 1,25 a 1,35 cm de altura, isto é , cresce cerca de 30% da altura que tinha ao nascer. Normalmente as fêmeas são mais leves e mais baixas que os machos.

Potra de 6 meses, recém desmamada (foto ABCCB)

fonte: Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão

#Bretão #cavaloBretão

6 visualizações