top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Copa ABHIR Carmelo Fior de Hipismo Rural Completo em Tatuí/SP


Organizado pela Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural, a Copa ABHIR Carmelo Fior de Hipismo Rural Completo acontecerá nos dias 29 e 30 de julho no Centro Hípico Tatuí - Hípica Centaurus - Tatuí/SP, que oferece umas das mais completas infraestruturas da região para a prática de hipismo. Além disso, possui excelentes acomodações para receber um grande público, além de contar com um dos melhores percursos de cross-country da região. Inaugurado em 2016, o trajeto e os obstáculos foram idealizados por Gabriel Sacchi, engenheiro ambiental e oficial FEI, com base em modelos de obstáculos móveis do Concurso Completo de Equitação existentes no Brasil e no exterior.

No sábado (29/07), o dia começa pela prova de resistência, em que os competidores percorrerão de 5 a 10 km dentro do tempo concedido. Depois, os conjuntos se dirigirão à largada do steeplechase, que é uma corrida individual com obstáculos, geralmente em terreno plano, com velocidade que varia de 360 a 370m/m.

Por fim, o cross country, a prova com maior grau de dificuldade em terreno acidentado, com obstáculos inspirados no campo, onde cada conjunto deve percorrer um percurso externo entre 1000 e 2000 km, a uma velocidade de 350 a 470m/m, dependendo da categoria. Nessas três etapas, o cavalo é provado em resistência, velocidade e coragem.

Em reconhecimento e respeito ao cavalo, o domingo (30/07) começa pela inspeção veterinária, quando serão avaliadas as condições físicas dos animais. Só continuarão na prova os cavalos que apresentarem as condições necessárias para realizar a última etapa do evento, o picadeiro.

No picadeiro, os competidores mostrarão o trabalho do cavalo dentro da pista de Salto, onde o animal executará figuras de tambores e balizas, saltos de obstáculos e recuos que podem ser executadas à mão direita e à mão esquerda. Os atletas ruralistas terão a oportunidade de entrar para a seleta galeria de campeões do completo se realizarem os percursos em menor tempo.

Para a Copa são esperados cerca de 100 conjuntos para oito categorias, sendo elas: Mini-Mirim (para cavaleiros e amazonas até 10 anos); Iniciantes, Estreantes, Nível I, Intermediária, Cavalos Novos, Master (acima de 35 anos) Performance e Força Livre, categoria mais forte do concurso.

A prova é a aberta à participação de todas as entidades. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na ABHIR através do telefone (19) 35236700 ou email abhir@abhir.com.br.

Você está convidado a prestigiar o duelo dos gigantes do hipismo rural.

Retrospectiva da Copa

Em 2015, ABHIR retomou a realização de provas completas na modalidade Hipismo Rural e, assim, uma edição de prova neste formato passou a ser realizada anualmente. O evento é composto de quatro fases e ocorre em dois dias, sendo que no primeiro são realizadas provas de Resistência, Steeple e Cross; no segundo dia, provas de Picadeiro. A prova foi chamada de Copa ABHIR Vetnil de Hipismo Rural Completo e aconteceu no Centro Comunitário Rural de Mogi Mirim, Mogi Mirim/SP.

Resultados do Completo 2015: www.abhir.com.br/images/temp/1050.pdf

Em 2016, a prova levou o nome de Copa ABHIR Carmelo Fior de Hipismo Rural Completo e aconteceu no Clube de Cavaleiros Prof. Victorino Machado em Rio Claro/SP.

Resultados do Completo 2016: www.abhir.com.br/images/temp/1051.pdf

Em 2017, em continuidade ao fomento da modalidade, a Carmelo Fior mais uma vez apadrinhará a etapa completa de Hipismo Rural, sendo chamada Copa ABHIR Carmelo Fior de Hipismo Rural Completo pelo segundo ano consecutivo e acontecerá no Centro Hípico Tatuí - Tatuí/SP. O programa com todas as informações do concurso ficará disponível no site ABHIR 15 dias antes do evento (www.abhir.com.br).

Praça de alimentação disponível no local e entrada e estacionamento gratuitos.

Sobre o Hipismo Rural

O Hipismo Rural nasceu no Brasil e é considerado um esporte hípico muito versátil e base para a modalidade olímpica CCE – Concurso Completo de Equitação. Juntos, cavalo e cavaleiro, precisam vencer obstáculos naturais tais como: cross country, corridas em terreno plano e montanhoso com obstáculos fixos, além de provas em picadeiro, com obstáculos móveis em pista armada com figuras montadas com tambores e balizas, saltos e recuos. Vence a prova o conjunto que fizer o percurso no menor tempo e com menos faltas, visto que cada falta acrescenta no tempo.

A modalidade teve origem nos anos 80, nas fazendas do interior de São Paulo. A primeira competição, já de acordo com o regulamento, aconteceu em Campos do Jordão (SP). Chamada na época de Cavalo Completo Rural, ela foi rebatizada alguns anos depois pelo jornalista Chuck Woodward, ex-diretor da revista Hippus, ganhando o nome de Hipismo Rural.

fonte: ABHIR

3 visualizações
bottom of page