top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Site conta história do aventureiro que viaja 1900 quilômetros de mula até Barretos


O criador de cavalos Gláucio Nascimento vem de uma família com pai e avô tropeiros. A paixão pelas viagens no lombo dos animais esteve presente em toda a sua criação; hoje é parte da sua vida. O aventureiro deu início ao projeto “Resgatando a Tradição” em 1º de junho, com o desafio de completar a viagem de 1900 quilômetros no lombo de suas mulas. A jornada começou na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, e tem como destino a Festa do Peão de Barretos.

Para tornar a viagem segura também para os animais, Gláucio leva quatro mulas, revezando os animais durante a viagem. Sua infraestrutura está nas mãos de seu irmão, que segue conduzindo um caminhão de apoio com ração, feno e água para a tropa. O descanso da equipe acontece sempre em fazendas e propriedades rurais encontradas pelo caminho. “Viajamos em média 45 quilômetros por dia, seguindo as estradas de terra com indicação dos moradores locais. A receptividade que temos recebido está me surpreendendo. É a força da história do tropeirismo que está tocando os corações das pessoas por onde passamos. Tem sido uma experiência linda e gratificante”, afirmou Gláucio.

Esta semana, a aventura segue pelo estado do Paraná com a expectativa de chegada em Barretos na semana da Festa do Peão de Boiadeiro, que acontece de 15 a 25 de agosto. “Se Deus quiser, vamos chegar para comemorar essa linda festa e cumprir o intuito da nossa jornada, que é resgatar a importância da tradição dos tropeiros que foram grandes desbravadores do nosso país”, resumiu.

Sobre a Festa

A Festa do Peão de Barretos, que chega à 64ª edição, acontece em grande estilo entre os dias 15 e 25 de agosto. São mais de 100 shows durante os 11 dias de evento, com os principais nomes do universo sertanejo, como o projeto AMIGOS - que reúne no mesmo palco Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo -, Simone & Simaria, Gusttavo Lima, Fernando & Sorocaba. A festa também reserva espaço para outros ritmos, como o swing baiano de Ivete Sangalo.

Na programação esportiva, haverá rodeio todos os dias nas modalidades Touro, Cavalo – cutiano, sela americana e bareback, Três Tambores, Team Penning e Working Penning. A tradição dos peões de boiadeiro é mantida com o Concurso Queima do Alho, Concurso do Berrante, apresentações de catira e um palco destinado somente à moda de viola, o Raízes Sertanejas.

História

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos nasceu em 1956, como o primeiro evento do gênero realizado na América Latina. Desde a primeira edição, realizada embaixo de uma de lona de circo, o evento não apenas cresceu e se solidificou, como se tornou a mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro. Atualmente com repercussão internacional, compõe o Calendário Mundial de peões de todos os cantos. Quando completou seus 50 anos de história, em 2005, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos já se destacava no cenário nacional como um dos mais antigos eventos de entretenimento, com uma história de crescimento, sucesso e projeção.

fonte: Os Independentes (foto de arquivo pessoal)

22 visualizações
bottom of page