top of page
Buscar
  • Foto do escritor

A importância do manejo e os cuidados com os cavalos na quarentena

Atualizado: 21 de mai. de 2020

As provas estão suspensas, mas a manutenção dos cavalos não pode parar, em especial a preparação dos atletas


O período que estamos vivendo é completamente novo para todos do meio equestre, com as provas adiadas e canceladas. Por isso, é muito importante manter a rotina dos animais, quanto aos treinos, trato e manejo de forma geral. Também é momento de refletir e fazer os ajustes no preparo de seus atletas, com consistência nos exercícios.


Em especial, deve haver uma preocupação com a condição física dos cavalos, bem como em relação à dieta, que deve ser balanceada. Nesta dieta, é muito importante suplementar elementos que auxiliem na composição da musculatura e na sua recuperação.


Alguns elementos nutricionais auxiliam no condicionamento muscular e, consequentemente, no desempenho atlético. Como detalha Juscelino Ribeiro, médico veterinário, coordenador de Vendas Equinos da Vetnil, “ podemos associar a Creatina, fundamental na geração de energia para contração muscular; os BCAA´s (Leucina, Isoleucina e Valina), que compõem um terço das proteínas musculares; e a L-Carnitina, que auxilia na transformação de gordura em energia”.


Manter animal hidratado é fundamental

Os cavalos, assim como os humanos, transpiram para resfriar o corpo durante o exercício físico. Um cavalo de 500 kg pode perder de 5 a 12 litros de água por hora através do suor, dependendo da intensidade do exercício, do calor e da umidade do ambiente.

Junto com essa perda de água, ocorre a perda de eletrólitos, minerais com funções importantes no organismo, que participam da contração muscular, transmissão de impulsos nervosos e influenciam na ingestão de água, por exemplo. “A reposição desses eletrólitos após os exercícios, ou como preventivo, se faz fundamental para a manutenção da saúde e do desempenho do atleta”, explica Juscelino Ribeiro.


O Eletrolítico Booster Cenoura®, o Eletrolítico® Pó e o Eletrolítico Booster JCR® são suplementos voltados para a reposição de eletrólitos que são perdidos durante as provas e treinos do dia-a-dia. O produto em pó possui ótimo rendimento e é de fácil administração, podendo ser misturado na água ou junto à ração. Os produtos em pasta propiciam uma administração prática e rápida, diretamente na boca do animal.


Todo cuidado nesse período tem que ser redobrado com os cavalos, já que não se pode ter o excesso nem a falta, tanto dos exercícios como da alimentação, pois podem gerar alterações na saúde e bem-estar destes animais. Para avaliar e ajustar dietas e atividades físicas, é importante sempre consultar um médico veterinário capacitado. Acompanhe redes sociais @vetniloficial e tenha mais dicas nesse período.



fonte: Verônica Formigoni (foto iStock)

2 visualizações
bottom of page