top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Cleison Souza e MSC Dom da Essencia: da doma ao título de campeão do GP da 50ª Copa São Paulo

Primeiro concurso de salto com patrocínio da Sociedade Hípica Paulista, o antigo Torneio Pão de Açúcar e atual Copa São Paulo completou meio século de história com homenagens especiais. No âmbito internacional, o Time Brasil de Salto em Tóquio será nomeado em 21/6.

Cleison e MSC Dom da Essencia: campeão do GP da 50ª Copa São Paulo (Danilo Schreines)
Cleison e MSC Dom da Essencia: campeão do GP da 50ª Copa São Paulo (Danilo Schreines)

Fechando a 50ª Copa São Paulo - Concurso de Salto Nacional 3* - na Sociedade Hípica Paulista, nesse domingo (13/6), 14 conjuntos top de seis estados largaram no GP Troféu Roberto Luiz Joppert, a 1.50m, disputado em duas voltas. Sagrou-se campeão Cleison Botelho Souza apresentando MSC Dom da Essencia, um BH de 12 anos, que está com o cavaleiro desde os dois anos de idade.

Missão cumprida para Cleison e MSC Dom da Essencia (Danilo Schreines)
Missão cumprida para Cleison e MSC Dom da Essencia (Danilo Schreines)

"Estou extremamente emocionado, é um sonho participar da Copa São Paulo e é um sonho estar aqui. Já no primeiro dia, na qualificativa do GP, foi fantástico: o Domzinho voou", destacou Cleison, 42, paraibano radicado em São Paulo, que também venceu a qualificativa do GP na sexta-feira (11/6). "Compramos o Dom, com dois anos de idade, do Haras da Essência. Tive a honra de domá-lo, colocar a sela pela primeira vez. É um amigo para toda vida. Sem dúvida, a conquista do GP da Copa São Paulo é a nossa principal, até hoje. Tivemos bons resultados nas séries de cavalos novos 5, 6, 7 e 8 anos. Temos que trabalhar sempre e cada vez mais: nosso esporte é muito delicado", destacou o campeão Cleison do 50º GP da Copa São Paulo, mais antigo concurso da Sociedade Hípica Paulista. "Agradeço a Deus, a toda minha equipe, à família do Haras MSC, ao Marcello Ciavaglia, meu treinador que está sempre me ajudando, ao Milton Minello, dono do HRC onde eu treino, enfim, nossa família se uniu."


A decisão

Os quatro melhores conjuntos - três sem faltas e um com apenas 1 ponto por excesso de tempo - voltaram para o 2º e decisivo percurso idealizado pelo course-designer internacional Gabriel Malfatti. Além do campeão, somente a brasiliense Luciana Lossio, amazona amadora de ponta, que apresentando sua Lady Louise JMen garantiu o duplo zero, em 47s21, nesse que foi o segundo GP a 1.50m em sua carreira.


Luciana Lóssio com Lady Louise JMen: vice-campeã do GP da Copa São Paulo (Danilo Schreines)
Luciana Lóssio com Lady Louise JMen: vice-campeã do GP da Copa São Paulo (Danilo Schreines)

A 3ª colocação foi do sempre competitivo carioca Thiago Mattos apresentando Sulki do Santo Antonio, que perdeu apenas um ponto por excesso na 1ª passagem e zerou o 2º em 56s90. Em 4º lugar chegou o jovem talento mineiro André Fonseca Moura, 20, que - montando Ferrari M - zerou o 1º percurso e fechou o 2º com apenas uma falta, 53s84. De quebra, computadas as três principais disputas da Copa São Paulo, André - que venceu a Copa Ouro pela manhã - faturou o título de melhor cavaleiro do concurso. A disputa distribuiu R$ 110 mil em espécie.


André Fonseca Moura: melhor cavaleiro da 50ª Copa São Paulo (C. May)
André Fonseca Moura: melhor cavaleiro da 50ª Copa São Paulo (C. May)

Homenagens

Em 2021, no cinquentenário da Copa São Paulo, a Sociedade Hípica Paulista fez uma homenagem especial ao seu idealizador Raul de Lara Campos que, ao lado do Comendador Valentim dos Santos Diniz, organizou o 1º Torneio Pão de Açúcar (atual Copa São Paulo) em 1971. O Clássico, disputado no sábado (12/6), com vitória de Juliano Loureiro Carlos, levou o nome de Raul de Lara Campos, que também teve seu legado esportivo retratado em uma pequena exposição.


No GP da Copa São Paulo, por sua vez, desde 2010, a cada edição da Copa São Paulo, a Sociedade Hípica Paulista homenageia Roberto Luiz Joppert, um dos ícones da casa e bicampeão do Torneio Pão de Açúcar 1973/1974, com o Troféu Perpétuo em que o campeão do GP tem seu nome inscrito e leva uma réplica do troféu para casa; uma outra réplica vai para o proprietário do cavalo campeão. Mais uma vez inovando, na edição 2021, o comitê organizador da SHP premiou o melhor cavaleiro da Copa São Paulo, título que ficou com o jovem talento André Moura.

De olho em Tóquio

Na semana que vem, em 21 de junho, o técnico Philippe Guerdat e a comissão técnica da Confederação Brasileira de hipismo vão nomear a lista de atletas para os Jogos Olímpicos, cuja equipe precisa estar definida até 5 de julho.


No sábado (12/6), houve vitória brasileira no Prêmio Atlanta a 1.50m no CSIO5* de La Baule, na França, com Pedro Junqueira Muylaert, o Pepê, montando Premboke 3. Dos 46 conuntos, seis foram ao desempate. Pepê, nascido e criado na SHP, e Pembroke 3, garantiram o título sem faltas em 42s99.


Enquanto isso, também no sábado (12/6), o campeão olímpico brasileiro Rodrigo Pessoa e Venice Beach venceram as duas provas de velocidade da semana no Internacional 4* Upperville Colt & Horse Show nos EUA. Dos 35 conjuntos, 21 zeraram o percurso com treze obstáculos idealizado pela course-designer internacional brasileira Marina Azevedo. Penúltimo conjunto em pista, Rodrigo e Venice Beach, diante da forte concorrência e com percurso perfeito registrou a marca de 57s74, o que lhe garantiu a vitória.


O Salto em Tóquio começa no dia 3/8 com a 1ª qualificatória individual; no dia 4/8 teremos a definição do pódio individual. A 1ª qualificatória por equipe acontece no dia 6/8 e a final no dia 7/8. A FEI estabeleceu um novo formato a partir das Olimpíadas de Tóquio, que aumenta o número de países competindo, mas reduz o tamanho das equipes: três, aos invés de quatro membros (e sem descarte).


GP Troféu 50ª Copa São Paulo

Campeão Cleison Botelho Souza / MSC Dom da Essencia - FPH - 0/0 - 0/46s39 Vice Luciana Lossio / Lady Louise JMen - FHBR - 0/0 - 0/47s21 3º Thiago Mattos / Sulki do Santo Antonio - FEERJ - 1/0 - 1/56s90 4º André Fonseca Moura / Ferrari M - FHMG - 0/4 - 4/53s84 5º Rodrigo Chaves Nunes / Diamant SH - FPH - 1/91s70 6º Rafael Rodrigues dos Santos / Caramel JMen - FHBR - 4/86s31


Comemoração no pódio do GP da 50ª Copa São Paulo (C.May)
Comemoração no pódio do GP da 50ª Copa São Paulo (C.May)


fonte: Informações à Imprensa (Carola May)


19 visualizações
bottom of page