top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Em tempos de Coronavírus, terei que parar de montar meu cavalo?

Priscila Thomazelli, da Academia de Equitação Troá (Valinhos, SP), preparou uma lista de orientações para seus alunos, mas que valem para todos os apaixonados por cavalos.


Pois é, infelizmente o Coronavírus chegou ao nosso tão amado Brasil.

E agora?

Nosso Governo, através dos Órgãos de Saúde Pública, está trabalhando intensamente para evitar que tenhamos uma grande epidemia.

Com isso todos os eventos com aglomerações de pessoas estão sendo cancelados. Escolas e faculdades cancelaram as aulas ou dão aulas online, estádios de jogos fechados ao público, show cancelados etc.


Quem pratica esportes equestres também já está sentindo o efeito dessas ações. A Confederação Brasileira de Hipismo, a Federação Paulista de Hipismo e outras entidades já cancelaram todos os seus eventos, competições e demais celebrações.


Mas, agora a pergunta é:

Nesta confusão, terei que parar de montar meu cavalo?


Claro que não. Contudo, devemos tomar alguns cuidados:

  • Evitar montar em ambientes fechados, como picadeiros cobertos;

  • Evitar montar em sol excessivo;

  • Usar somente equipamentos seus, como: botas, luvas e capacetes;

  • Não emprestar seus equipamentos de uso pessoal para outras pessoas;

  • Sempre cumprimentar a todos de longe, sem apertos de mãos, abraços ou beijos;

  • Sempre lavar bem as mãos, antes e depois de montar;

  • Hidratar-se sempre;

  • Tentar montar com aulas particulares ou individuais, em horários mais vazios na hípica / centro hípico / haras: não é hora de confraternização com pessoas e sim de focar na sua saúde e ter bons momentos com seus cavalos;

  • Apesar disso, tome cuidado para sempre ter alguém no local em que você está montando. É muito importante as pessoas saberem onde você e seu cavalo estão, afinal, se acontecer algum acidente (tomara que não ocorra) sempre terá alguém para te ajudar.

  • Após montar, limpe ou peça para limpar seu material.


Agora, se você não conseguir marcar aulas particulares e achar que não deve se expor a qualquer risco, então nossa sugestão é você estudar e saber mais sobre cavalos e equitação.

Hoje, há diversos cursos online, com produtos digitais de ótima qualidade à sua disposição.

Na Europa, no inverno, é comum as pessoas passarem mais tempo nas aulas teóricas do que nas aulas práticas com seus cavalos.


Uma forma de encararmos estes 15 dias de prevenção que estamos passando é estudar e conhecer mais sobre o cavalo e a equitação. Com estes novos conhecimentos, na hora em que voltarmos à rotina, com certeza nosso desempenho equestre aumentará.


Na Academia Troá temos, no momento, dois produtos digitais à sua disposição:

1. Curso de Manejo / Cuidado dos Cavalos – ensina a rotina diária do cavalo, englobando desde escovação, duchas, equipamentos, como deve ser a propriedade para ter o cavalo, embarque e desembarque de cavalos, até bem estar equino.

2. E-Book: Cavalos – Um Estilo de Vida – frases para aumentar o conhecimento, motivar e melhorar o desempenho na prática da equitação.

Aproveite este momento sem pânico e da melhor forma possível: com conhecimento e felicidade!



58 visualizações
bottom of page