top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Exposição do Cavalo Árabe consagra melhor criador da raça

Com distribuição de mais de R$ 115 mil em prêmios para os melhores criadores e os potros Top Ten da exposição, Exposição se consagra como um dos eventos mais esperados no ano.



Três dias de provas e exposições, além de mais de 150 exemplares da raça Árabe reunidos em um mesmo lugar. Assim foram as competições realizadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA), de 9 a 11 de setembro, no Centro Hípico de Tatuí/SP. A 25ª Brazilian Breeder's Cup, Copa Brasil, a 27ª Internacional do Cavalo Árabe e 2ª etapa do Circuito da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF) movimentou disputas nas modalidades de Halter, Performance, Três Tambores e Seis Balizas.

Os julgamentos dos animais de Halter e Perfomance ficaram a cargo de dois juízes dos Estados Unidos - Brian Ferguson e Corky Sutton; um do Uruguai - Diego Puente Etcheverry, além de dois brasileiros - Fábio Alberto Amorosino e Luiz Antônio M Rocco, que destacaram a importância e a evolução do criatório nacional. “Os treinadores estão melhores ainda do que estavam e a qualidade dos animais julgados também, além de terem se aperfeiçoado com uma boa apresentação”, expôs Brian Ferguson, que já julgou cinco eventos anteriormente da raça no Brasil. Para Luiz Rocco, que foi o criador da Breeder’s Cup no Brasil, julgar esse evento é gratificante. “Ver a evolução dos animais, da criação brasileira em um evento como é Breeder’s é muito bom, só agrega à raça”. Copa Brasil Nas disputas de Halter pela Copa Brasil, no Campeonato Potranca, a campeã foi Hanna 7F (HDF Lugano x Venza El Madan) de criação de Leandro Roberto dos Santos e do expositor João Carlos Inserra Millan. O campeão do Campeonato Potro foi Jafar FWM (Prince Valentino FWM x Victoria FWM), do criador e expositor do Haras Lone Star.

Depois, no Campeonato Égua, a campeã foi Karenina El Madan (El Tino x TM Jamili), do criador Pedro Francisco do Amaral, do Haras El Madan, e do expositor Vinicius Rosa Viana. Por fim, no Campeonato Cavalo, o grande campeão do evento foi Ceazzar Ever JM (Ever After NA x Stig Justhine), do criador e expositor José Alves Filho, do Haras JM. Brazilian Breeders' Cup O prêmio mais cobiçado da exposição estava na Breeder’s Cup, de melhor criador e o Premium Cup, de melhor potro, cujas apresentações aconteceram no dia 10/9. Rodrigo Forte, presidente da ABCCA, fez questão de enaltecer que a Brazilian Breeders' Cup é um dos eventos mais esperados no ano pelos criadores. " A gente considera que é o principal prêmio para o criador do cavalo Árabe, uma vez que somente criadores - que ao mesmo tempo também são proprietários - podem participar. Mostrando, assim, os seus quatro melhores animais criados para concorrer a essa premiação que ranqueia os principais criadores do Brasil".

Como resultado das disputas da Brazilian Breeders' Cup - que contou com a participação de 42 animais -, o título de melhor criador foi para Rodrigo Forte, da RFI Arabians. Com apenas um ponto de diferença, o segundo colocado foi o Haras Vila dos Pinheiros, seguido de Jorge Constantino Selume Zarror, na terceira posição.

Já o Premium Cup, que consagra o melhor potro da exposição, foi para Polarhis HVP (Polidoro FC x Charis RVB por Hariry Al Shaqab), do criador e expositor Haras Vila dos Pinheiros, que conquistou a premiação de R$ 15 mil, com apresentação de Dejair Souza. “Ele é um potro diferente, acreditamos muito em sua genética e no potencial dele. Esse prêmio só nos mostrou que estávamos certos, agora é preparar para a Nacional”, expôs Zetão Rodrigues, gerente do Haras Vila dos Pinheiros. Além de Polarhis, outros nove animais foram premiados no Top Ten da exposição. E ainda, receberam prêmios, outros quatro criadores no Top Five, dos melhores criatórios. Confira os resultados!

Top Ten 1º POLARHIS HVP (Polidoro Pc x Charis RBV por Hariry Al Shaqab) 2º SAPPHIRE RB ( Esmerald J x Symphony RB) 3º RFI FIORANO ( Dominic M x RFI Fahaara Almaktub por Quasim CRH) 4º AL MAHIR JSZ ( Dominic M x Marina Mist por Marwan Al Shaqab) 5º RFI PHENOMENA ( Quasim CRH x Evening Star TGS por Lumiar Amadeus) 6º MELODY BY VIVALDI ( Vivaldi Al Shawan x Hah Sweet Ventura por Hk Keav Power) 7º RFI RAFFAELLA ( Quasim CRH x S.Rhapsody por Marwan Al Shaqab) 8º MYSTICA JSZ ( HDF Lugano x Princess Marwan HVP) 9º FRANCESCA HVP ( Menton HVP x Shadeh Al Ventur por Magic Shadeedeh) 10º IRINA LA ( HDB Sihr IBN Massai x Emarwa Meia Lua por Marwan Al Shaqab) Top Five Melhores Criadores 1º Rodrigo Foz Forte – RFI Arabians 2º Agropecuária Haras Vila dos Pinheiros 3º Jorge Selume – Haras Santa Marta 4 º Flávia Torres – Haras FT Arabians 5º Leandro Aguiar – Haras Cruzeiro


fonte: Assessoria de Imprensa (Verônica Formigoni)

bottom of page