Buscar

Galopes e aceleradas no Indoor SHP 2022

Pelo ano 6ºconsecutivo, a Stuttgart Porsche promove o "Desafio carro x cavalo" durante o 32º Indoor da Sociedade Hípica Paulista, com participação de dez duplas formadas por cavaleiros e pilotos que promovem uma emocionante disputa no intervalo do GP Troféu Jayme Loureiro Filho, nesse domingo ( 28/8).

Rafael Ribeiro e Henrique Tielas, a dupla vencedora do desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche no 31º Indoor da SHP (foto Luis Ruas)
Rafael Ribeiro e Henrique Tielas, a dupla vencedora do desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche no 31º Indoor da SHP (foto Luis Ruas)

Rafael Ribeiro e Henrique Tielas, a dupla vencedora do desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche no 31º Indoor da SHP (foto Luis Ruas)


O cavaleiro Rafael Ribeiro vem em busca do tricampeonato na prova que se tornou um dos atrativos na programação do maior evento hípico em recinto fechado da América Latina. Em 2021, venceu o Desafio carro x cavalo formando parceria com o piloto Henrique Tielas Moreira e, em 2020, com Ewerton Brandão Filho. Considerado um dos cavaleiros mais velozes do país, Rafael vai montar Robin Wood e ter como parceiro o piloto Clodoaldo Soave, vencedor de várias provas Flying Lap no Porsche Club Brasil.


A exemplo de anos anteriores, a competição também conta com representação feminina. A experiente amazona baiana Andrea Muniz, radicada em São Paulo, participa pelo terceiro ano consecutivo do Desafio, desta vez montando Uloubet Xangô e fazendo dupla com Marco Tanure. Fernanda Dib, que competiu em 2021, vem em busca de pódio na sela de Lacoste e fazendo par com Mario A.S. Machado. A estreante Julia Lacombe, de apenas 16 anos, monta Chesea e forma dupla com Rodolfo Darakdjian.


As outras seis duplas do Desafio são formadas por: Nicolas Dattelkremer / Luanda Datt com o piloto Jacques Quartiero; Guilherme Foroni / HFB Caledonia com Osni Marion; Rodrigo Chaves Nunes / Diamant SH com Levy Rezende Netto; Raphael Machado Leite / Avatar Montana com o piloto Rodrigo Cirilo; Eduardo Barbará / Oasis faz dupla com Denis Ferrer e Gabriel Gouvea / Quarup faz par com o piloto Marcelo Valentini.


Por dentro do Desafio carro x cavalo

O cavaleiro é o primeiro a dar a largada em um percurso que só se conhece no momento da prova. A cada derrube de obstáculo, o conjunto é penalizado com quatro segundos acrescidos ao seu tempo. Quando termina a volta na pista, o cavaleiro desce do cavalo e a pé salta um obstáculo, corre até o carro, entra pela porta do acompanhante e, assim que afivela o cinto de segurança, o piloto arranca para cumprir o percurso delimitado por cones dispostos entre os obstáculos, na mesma pista de areia. Em cima de cada cone há uma bolinha de tênis que não pode ser derrubada. Caso isso ocorra, cada derrube penaliza o piloto com quatro segundos acrescidos ao tempo final da prova. A dupla campeã é a que, na soma dos resultados e já descontadas as penalizações, fizer o menor tempo.


Quem são os cavaleiros e amazonas

Rafael Ribeiro: Em 2021, venceu o “Desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche” formando parceria com o piloto Henrique Tielas Moreira e, em 2020, com Ewerton Brandão Filho. Entre as classificações deste paulista de 38 anos neste ano, estão os títulos de campeão na Copa Ouro do CSN Torneio de Verão e o bronze nos Campeonatos Paulistas das categorias Senior e Senior Especial. Em 2021, foi o campeão da Copa Ouro do I CSN5* da Copa Village Mall e da Taça Paulistão Sênior Especial. Entre outras conquistas, foi Campeão do Mini GP de Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, da Copa Ouro do Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro e do Aniversário da Sociedade Hípica de Campinas 2018, vice-campeão do Clássico Top Riders 2018 e da Copa Ouro Haras Albar 2017 e 2018, entre outras.


Raphael Machado Leite: Campeão brasileiro sênior de 2021, ano em que venceu a Copa Ouro e o GP Clássico do SHP Open, foi campeão da 2ª etapa da Copa Ouro e vice do GP Clássico do Torneio de Verão. Neste ano, foi o campeão da Copa Ouro SHP Open. Rafael participou do desafio carro x cavalo no Indoor de 2020.


Eduardo Barbara: O jovem talento de 17 anos conquistou, em 2022, o vice-campeonato brasileiro e paulista na categoria Junior. Também foi campeão sul-americano Mirim 2018, campeão e vice do CSN Agromen, vice-campeão do SHP Open e do Concurso de Salto Nacional D’Maio 2018 na categoria Mirim. Tetracampeão do Troféu Eficiência 2016/17/18/19, campeão brasileiro Pré-Mirim 2017 e tricampeão do Prêmio Brasil Hipismo 2016/17/18.


Rodrigo Chaves Nunes: Campeão paulista sênior top 2019, o atleta de 42 anos soma diversas vitórias no circuito nacional e nas categorias de Cavalos Novos, inclusive o de campeão brasileiro.


Fernanda Dib: a versátil amazona de 25 anos fez parte da equipe campeã no Brasileiro de Amazonas na série Amazona Top 2021, quando ficou em 3º lugar na disputa individual. A atleta vem construindo campanha na modalidade Salto depois de ser revelada no Volteio da Sociedade Hípica Paulista, com conquistas nacionais e participação no Time Brasil em competições internacionais, inclusive nos Jogos Equestres Mundiais de Tryon, nos EUA, em 2018.


Nicolas Dattelkremer: Campeão paulista sênior top 2010 e vice-campeão do “Desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche” em 2021 e 2018, o cavaleiro de 36 anos representa a Sociedade Hípica Paulista.


Andrea Muniz: Uma das principais amazonas em atividade no país, esta baiana de 46 anos radicada em São Paulo conquistou nesse ano o título de campeã paulista de Cavalos Novos 8 Anos. Em 2020, foi a campeã do GP do Internacional CSI-W D’ Dezembro e fez sua estreia no Concurso Completo. Entre suas conquistas estão os títulos de campeã paulista sênior top, campeã Clássico da Copa São Paulo 2016 e campeã do Circuito Oi Serra & Mar .


Gabriel Gouvea: Campeão em diversas provas de velocidade entre outras importantes classificações no circuito nacional, o cavaleiro de 27 anos foi vice campeão paulista de Cavalos Novos 7 anos nesta temporada. Representa a SHP.


Guilherme Dutra Foroni: O cavaleiro vem em grande fase em 2022. Já conquistou o título de vice-campeão brasileiro sênior top, campeão do Clássico do Concurso Nacional e Internacional Cidade de Curitiba, vice do Clássico no CSN D’Maio e também no SHP Open. Em 2021, venceu o GP nos Jogos Equestres Paulistas, foi 3º no GP do CSN Agromen, ganhou três categorias no Campeonato Paulista de Cavalos Novos, campeão no Brasileiro de Cavalos Novos 8 Anos e, ainda, sagrou-se campeão paulista na categoria Senior. Em 2012, foi o representante brasileiro na Olimpíada da Juventude em Cingapura 2012. Coleciona diversos títulos nas categorias de base.


Julia Lacombe: Jovem talento de 16 anos, monta desde muito nova e atualmente salta a categoria Junior. Em 2021, foi bronze no Brasileiro e no Paulista Pré Junior e, em 2018, conquistou o vice-campeonato brasileiro na categoria Pré Mirim, entre outras classificações. No 31º Indoor da SHP ficou em 3º na Pré Juniores.


Quem são os pilotos

Osni Marion: campeão da Porsche Club Vintage Drivers 2021

Rodolfo Darakdjian: atual vice-líder da Porsche Club Drivers Cup

Rodrigo Cirilo: campeão da Porsche Club Drivers Cup em 2018

Danis Ferrer: integrante da equipe líder da Porsche Club Cup 2022

Levy Rezende: participante recente do Porsche Club, sempre com bons resultados

Marco Tanure: participante recente do Porsche Club, sempre com bons resultados

Clodoaldo Soave: vencedor de várias provas Flying Lap no Porsche Club Brasil

Mário Alberto Santana Machado Filho: campeão da Porsche Club Drivers Cup em 2021

Marcelo Valentini: participou do Desafio carro x cavalo em no Indoor da SHP em 2021. Vice-campeão da Porsche Club Drivers Cup em 2021. Veterano nos eventos do Porsche Club Brasil, com vitórias em provas de pista.

Jacques Quartiero: atual líder do campeonato Endurance Brasil na categoria GT4, correndo pela equipe Stuttgart Motorsport. Compete nos eventos do Porsche Club Brasil desde 2012, tendo muita experiência na condução de carros Porsche. Além de vitórias nas provas Flying Lap, acumula três títulos por equipes na Porsche Club Cup.

A Stuttgart Porsche reservou para o “Desafio carro x cavalo” o modelo Macan de cor papaya, e está expondo outros três modelos na parte externa do picadeiro: Cayenne Coupé E-Hybrid, Taycan e o 911 Carrera.

Cayenne Coupé E-Hybrid, Taycan e o 911 Carrera (foto Heleno Photoequestre / Trote&Galope)
Cayenne Coupé E-Hybrid, Taycan e o 911 Carrera (foto Heleno Photoequestre / Trote&Galope)

Sobre a Stuttgart

Referência da Porsche no Brasil, a Stuttgart iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi a importadora oficial da marca alemã no Brasil, aumentando significativamente sua presença no país. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito concessionárias em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O histórico e a presença em seis estados fazem da Stuttgart a referência Porsche no Brasil.




fonte: Informações para Imprensa (Rute Araújo / Carola May)

2 visualizações0 comentário