top of page
Buscar
  • by Heleno Photoequestre

Henrique Tielas e Rafael Ribeiro faturam Desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche com ampla margem

Atualizado: 19 de out. de 2021

A tradicional atração do Indoor da Sociedade Hípica Paulista, realizada entre a 1ª e 2ª volta do GP na tarde de domingo (3/10), contou com sete duplas formadas por pilotos e cavaleiros que levantaram a torcida no picadeiro da centenária entidade.


Carol Borja conduzindo atrelagem com Zé Reynoso fazendo o contrapeso (Luis Ruas)
Carol Borja conduzindo atrelagem com José Reynoso fazendo o contrapeso (Luis Ruas)

O “Desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche” ganhou uma adesão extra nesta 31ª edição do Indoor da SHP: quem abriu a disputa foi uma carruagem atrelada a dois cavalos, Dandy e Lei, da raça Welsh Cob, conduzidos por Ana Carolina Borja, que disputou ao lado do cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez. A dupla fechou a apresentação em 91s98, tempo que viria a lhe garantir o 6º posto.


Rafael e Robin Hood aceleram fundo assim como na Porsche com Henriques Tielas (Luis Ruas)
Rafael e Robin Hood aceleram fundo assim como na Porsche com Henriques Tielas (Luis Ruas)

No desafio carro x cavalo, a primeira dupla a largar foi Rafael Ribeiro - montando Robin Wood - e Henrique Tielas - pilotando a Porsche Macan - que cravaram 76s21 na soma dos dois tempos, percurso a cavalo e do carro, deixando uma difícil missão para as outras seis duplas que largariam na sequência. Ninguém conseguiu e a dupla acabou vencendo com ampla margem de 6s88 sobre a 2ª colocada .


Imbatíveis Henrique Tielas ao volante da Porsche Macan e Rafael Ribeiro (Luis Ruas)
Imbatíveis Henrique Tielas ao volante da Porsche Macan e Rafael Ribeiro (Luis Ruas)

O campeão Henrique Tielas Moreira, vice-campeão do Desafio em 2020, comemorou emocionado o inusitado título com direito a torcida da plateia, já que também é cavaleiro e monta na Sociedade Hípica Paulista. “O carro tem muita agilidade, uma resposta instantânea, pode pôr o pé e confiar, ele passa toda a tração para o chão. É uma brincadeira super divertida, super empolgante”, disse o tricampeão paulista (motores Honda) e campeão brasileiro (Honda).


Henrique Tielas entrou para a história do karting nacional ao tornar-se o primeiro vencedor de provas de arrancada no Brasil. Em 2020, estreou na categoria Parilla no campeonato brasileiro representando a montadora Thunder Technologic, obtendo 100% de aproveitamento.


Após descer do cavalo, Rafael também acelerou para embarcar na Porsche (Luis Ruas)
Após descer do cavalo, Rafael também acelerou para embarcar na Porsche (Luis Ruas)

Rafael Ribeiro, um dos cavaleiros mais velozes em atividade no país, comemorou pelo segundo ano consecutivo a vitória no Desafio, desta vez montando Robin Wood. Em 2020, o título foi conquistado na parceira com Ewerton Brandão Filho. “É adrenalina o tempo inteiro, a prova é super empolgante, é divertida, todo ano a gente faz questão de vir e prestigiar. Ganhei o ano passado, esse ano foi o bicampeonato. O carro é fenomenal, ainda mais quando acelera” comemorou Ribeiro.


Nicolas Dattelkremer, integrante da dupla 2ª colocada, em seu percurso (Luis Ruas)
Nicolas Dattelkremer, integrante da dupla 2ª colocada, em seu percurso (Luis Ruas)

A dupla vice-campeã, formada por Luis Carlos Martins e Nicolas Dattelkremer montando Don Juan de Muze, largou em 5º e fechou a apresentação em 83s09. O 3º lugar do pódio ficou para a dupla Marcelo Valentini e Cesar Almeida montando Razhaida Tok, que cravou 83s77.


Classificação completa

O 4º lugar ficou com a dupla Jacques Quartiero e Andréa Guzzo Muniz Ferreira montando CS Einster, no tempo de 87s96 com uma penalização da amazona. Em 5º lugar se posicionou a última dupla a entrar em pista, o campeão de 2020 Ewerton Brandão Filho e Rodrigo Chave Nunes montando Frisbee Cooper no tempo de 90s93, com desconto de uma falta do cavaleiro que levantou a plateia com uma inesperada cambalhota assim que desceu do cavalo.


O resultado da apresentação de Ana Carolina Borja, na Atrelagem, e de José Roberto Fernandez Filho também entrou na classificação. A dupla ficou em 6º lugar no tempo de 91s98. Amazona versátil, Carol compete no Salto e no Adestramento, mas é a Atrelagem sua maior paixão. José Roberto Reynoso Fernandez Filho, integrante do Time Brasil em Londres 2021, é o mais premiado ginete em atividade no Brasil; pentacampeão brasileiro senior top (2020/2019/2018/2016/2015) e sete vezes campeão do ranking brasileiro.


Por erro de percurso dos pilotos, duas duplas foram eliminadas: Ricardo Mauricio e a amazona Flavia Helena Junqueira Lopes montando Miss Sunshine (88s88) e Carlos Eduardo Passeti, o Cadu, estreante no desafio, que formou dupla com Fernanda Dib montando Kamilla II G (93s47).


Por dentro da prova

O primeiro a largar é o cavaleiro que, a cada derrube de obstáculo, é penalizado com o acréscimo de quatro segundos ao tempo final. Assim que o cavaleiro termina seu percurso, ele desce do cavalo, entra no Porsche pela porta do acompanhante e aí é a vez do piloto acelerar para cumprir um percurso delimitado por cones dispostos entre os obstáculos na mesma pista de areia. Cada cone tem uma bolinha de tênis em cima que, se derrubada, tira quatro segundos do tempo final do piloto. Caso o cavaleiro ou o piloto erre o percurso, a dupla é eliminada. Vence a prova a dupla que fizer o melhor tempo, já descontadas as penalidades.



fonte: Assessoria de Imprensa (Carola May / Rute Araujo)


7 visualizações
bottom of page