top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Juliano Carlos fatura Clássico Raul de Lara Campos nos 50 anos da Copa São Paulo na Hípica Paulista

Atualizado: 16 de jun. de 2021

Cinquentenário do mais antigo concurso da Sociedade Hípica Paulista - antigo Torneio Pão de Açúcar e atual Copa São Paulo - homenageia seu idealizador Raul de Lara Campos. Competição termina nesse domingo, 13, com destaque para Copa Ouro, a 1.35m, e GP, a 1.50m.

Juliano Carlos e WS Kandanora Z: campeão do Clássico Raul Lara Campos (Luis Ruas)
Juliano Carlos e WS Kandanora Z: campeão do Clássico Raul Lara Campos (foto Luis Ruas)

Nesse sábado (12/6), o ponto alto da 50ª Copa São Paulo - Edição Especial Raul de Lara Campos, na Sociedade Hípica Paulista -, foi o sempre disputado Clássico a 1.45m. Fazendo jus à excelente forma, o cavaleiro paulista Juliano Loureiro Carlos - com sua WS Kandanora Z - não deu chances aos adversários com pista limpa na excelente marca de 37s18.


Artemus de Almeida com Acanthus JMen: vice-campeão (Luis Ruas)
Artemus de Almeida com Acanthus JMen: vice-campeão (foto Luis Ruas)

Dos 69 conjuntos, 18 protagonizaram um emocionante desempate na pista de grama Gianni Samaia da 50º Copa São Paulo, mais antigo concurso hípico da centenária casa que completa 110 anos em 2021. O vice-campeonato ficou com o top paulista Artemus de Almeida e Acanthus JMen, que cruzaram a linha de chegada sem faltas em 37s94.

Gabriel Gouveia com Lucrecia do Triunfo: 3º colocado (Luis Ruas)
Gabriel Gouveia e Lucrecia do Triunfo: 3º colocado (Luis Ruas)

Gabriel de Queiroz Gouveia, cavaleiro da SHP, montando Lucrecia do Triunfo emplacou em 3º lugar. Da 4ª à 6ª colocação aparecem o mineiro Gabriel Kayan Soares Magalhães com SM Hex Lup Guabi, o cavaleiro da casa Adolpho Carlos Lindenberg com Briseis d Ouilly e Ivo Roza Filho, cearense radicado em São Paulo, montando Galileu Método, todos sem faltas, em 39s85, 40s19 e 40s22.


A disputa distribuiu R$ 80 mil em premiação.


Cabe destacar que Juliano, 27, um dos grandes nomes da nova geração do hipismo, e WS Kandanora Z, uma sela holandesa de 14 anos, também vêm de vitória no Clássico do CSN de Maio no Clube Hípico de Santo Amaro, em 16/5.


Homenagem especial

A cerimônia de premiação, com a presença do Fernando Sampaio Ferreira Filho, presidente da SHP, e Romeu Ferreira Leite Loureiro Jr, vice-presidente, foi marcada pela homenagem ao cavaleiro Rodolfo Raul de Lara Campos, mais conhecido por Raul, idealizador e organizador do 1º Torneio Pão Açúcar, a atual Copa São Paulo, ao lado do amigo Comendador Valentim dos Santos Diniz, há 50 anos, em 1971.

Eduardo Lara Campos Filho, o Dudu, filho de Raul, ao lado de sua esposa Natalia, e Rosa Maria Garcia de Lara Campos, esposa de Raul, receberam uma bandeja comemorativa dos 50 anos da Copa São Paulo em nome de seu idealizador.


Sobre Raul de Lara Campos

Rodolpho Raul de Lara Campos, cavaleiro arrojado que começou a montar somente aos 33 anos, após largar a carreira internacional como jogador de hóquei. Raul integrou a equipe brasileira no Pan-americano de 1963, em São Paulo, e também chegou a competir na Europa, ao lado de grandes nomes, como os irmãos Nelson e Hélio Pessoa. Seu estilo era peculiar: nunca teve professor e ele mesmo escolhia seus cavalos que fizeram história nas pistas brasileiras e internacionais.


Raul de Lara Campos em ação na SHP no sesquicentenário da Independência (Acervo pessoal)
Raul de Lara Campos em ação na SHP no sesquicentenário da Independência (Acervo pessoal)

Se, por um lado, Raul começou no hipismo aos 33 anos, por outro nunca mais abandonou o esporte. Montou até praticamente o final de sua vida, deixando uma mensagem especial para os amantes dos cavalos: "Continue a amá-los até o último dia da sua vida. Você nunca se arrependerá tê-los amado: o cão é o seu melhor amigo, o cavalo é o seu melhor companheiro."


A SHP também organizou uma pequena exposição sobre a carreira do cavaleiro, que faleceu aos 96 anos em 2020. Nesse domingo (13/6), a Copa Ouro, 1.35m, às 9 horas, e GP Troféu Roberto Luiz Joppert, a partir das 15 horas, são os pontos altos da 50ª Copa São Paulo.

Clássico - 50ª Copa São Paulo

Campeão Juliano Loureiro Carlos / WS Kandanora Z - 0/37s18 Vice Artemus de Almeida / Acanthus JMen - 0/37s94 3º Gabriel de Queiroz Gouveia / Lucrecia do Triunfo - 0/38s61 4º Gabriel Kayan Soares Magalhãoes / SM Hex Lup Guabi - 0/39s85 5º Adolpho Carlos Lindenberg / Briseis d Ouilly - 0/40s19 6º Ivo Roza Filho / Galileu Método - 0/40s22



fonte: Assessoria de Imprensa (Carola May)

32 visualizações
bottom of page