top of page
Buscar
  • Carola May

Lucio Osório com Schweinsteiger é o campeão e Doda Miranda, vice, no GP da 52ª Copa São Paulo

O cavaleiro olímpico Doda Miranda assumiu a liderança do ranking brasileiro senior top, seguido de perto por Lúcio Osório. O GP foi válido como observatória pan-americana. A Copa São Paulo termina nesse domingo (4/6).


Nesse sábado (3/6), o GP Troféu Roberto Luiz Joppert, a 1.55/1.60m, principal disputa da 52ª Copa São Paulo, foi o centro das atenções da Sociedade Hípica Paulista. Largaram no GP, válido pela 3ª Etapa do ranking brasileiro senior top (rendimento máximo) e como observatória pan-americana, 33 conjuntos dos quais, conforme a regra, os 12 melhores - dois com apenas 1 ponto perdido por excesso de tempo, cinco com uma falta (4 pontos), um com 5 pontos, outro com 6 pontos e três com 8 pontos - habilitaram-se para a 2ª decisiva volta com armação de Marina Azevedo, course-designer internacional, que este ano será a primeira mulher a armar os percursos em um Pan-americano.

Lucio Osório e Schweinsteger a caminho da vitória no GP da 52ª Copa São Paulo (Felippe Saad)
Lucio Osório e Schweinsteger a caminho da vitória no GP da 52ª Copa São Paulo (Felippe Saad)

Sagrou-se campeão Lúcio Osório com Schweinsteiger, sela dinamarques de 12 anos, que zerou a 2ª volta em 63s42, fechando com apenas 1 ponto perdido na primeira volta. "A 1ª passagem foi muito boa para mim, porque eu fiquei com dois cavalos com somente 1 ponto. Com meu primeiro cavalo Etonian eu dei uma vacilada, aí quando foi a hora do Schweinsteiger eu falei: tem que ser agora; estou com uma oportunidade que eu nunca tive e acabou dando certo", comemorou o campeão. "Estou com o Schweinsteger há dois meses e meio. A gente se deu super bem, desde o primeiro concurso mais baixo acabamos fazendo um conjunto bem legal", avaliou o cavaleiro de 32 anos, mineiro radicado em São Paulo que, com o resultado, assumiu a vice-liderança do ranking brasileiro senior top. "Eu já tive outras oportunidades na contagem do ranking, mas agora esse ano a gente está trabalhando muito e tenho que agradecer à minha equipe que trabalha incansavelmente."


Doda e DTC Dinozo Un Prince: vice-campeão e novo líder do ranking brasileiro (Felippe Saad)
Doda e DTC Dinozo Un Prince: vice-campeão e novo líder do ranking brasileiro (Felippe Saad)

O vice-campeão foi o medalhista olímpico paulista Doda Miranda montando DTC Dinozo un Prince, que vem de vitória na 2ª Etapa do ranking Senior Top no GP Internacional em Curitiba, com apenas uma falta na 1ª e o percurso limpo mais rápido na 2ª volta, em 49s11. Em 3º lugar chegou a amazona top de Brasília Luciana Lossio com Lady Louise JMen, dupla campeã do ranking brasileiro senior top em 2021, também com uma falta na 1ª volta e pista limpa na 2ª em 49s52.


Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação, o paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho, tricampeão da Copa São Paulo 2014/2015/2016, com Azrael W, seguido pelo brasiliense 3º Sargento Thiago Rhavy de Sá e Silva montando Con Chello´s Son JMen, ambos com uma falta na soma dos dois percursos, e a carioca Stephanie Macieira montando Rasputin JMen II, que totalizou 6 pontos perdidos. A disputa distribuiu R$ 200 mil em premiação.


Lideram o ranking Senior Top 2023 após três etapas, realizadas no SHP Open na Hípica Paulista, no Internacional de Curitiba e agora na 52ª Copa São Paulo, Doda Miranda com 48 pontos, seguido por Lúcio Osório, 44 pontos. Ao todo, a Hípica Paulista recebe quatro das sete observatórias em solo brasileiro para formação do Time Brasil no Pan 2023 fechando com o GP do CSI-W Indoor, em 27/8.


Rumo ao Pan

As disputas do hipismo nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile acontecem em San Isidro de Quilota, na região de Santiago, entre 20/10 e 6/11, e o Salto está agendado entre 31/10 e 4/11. Ao todo integram a long-list 38 cavaleiros e amazonas em atividade no Brasil e Exterior, candidatos a uma vaga no Time Brasil nos Jogos Pan-americano. Pedro Paulo Lacerda é o chefe do equipe e Phillipe Guerdat, o técnico do Time Brasil. Os três primeiros países no Pan garantem vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.


Agenda

No domingo (4/6), o GP Amador Top, Junior e Under 25 tem início previsto às 11h e o sempre concorrido Clássico Troféu Rodolpho Raul Lara Campos (in memoriam), a 1.45m, encerra a competição, com início previsto às 13h.

Comemoração no pódio do GP na 52ª Copa São Paulo na Hípica Paulista (Felippe Saad)
Comemoração no pódio do GP na 52ª Copa São Paulo na Hípica Paulista (Felippe Saad)

Campeão Lucio Osório / Schweinsteiger - FPH - 1/0 - 1/63s42 Vice Doda de Miranda / DTC Dinozo un Prince - FPH - 4/0 - 4/49s11 3º Luciana Lossio / Lady Louise JMen - FHBR - 4/0 - 4/49s52 4º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Azrael W - FPH - 4/0 - 4/50s75 5º 3º Sargento Thiago Rhavy de Sá e Silva / Con Chello´s Son JMen - FHBR - 4/0 - 4/50s75 6º Stephanie Macieira / Rasputin JMen II - FEERJ - 6/0 - 6/60s89




fonte: Imprensa CBH (Carola May / Francine Flach)

Comentarios


bottom of page