top of page

Pelas trilhas do Pan Brasil 2025 de Enduro Equestre

  • Carola May
  • 17 de jul.
  • 5 min de leitura

Percorrer 120,5 km a cavalo é o desafio de 42 competidores de sete países na competição que movimenta as trilhas do Haras Albar nesta sexta-feira (18/7), em Campinas (SP).


Depois da bonita abertura da 14ª edição do Pan-americano de Enduro Equestre, na quarta-feira (16/7), com o “Desfile das Nações”, amazonas e cavaleiros preparam suas montarias para a largada da prova que acontece nesta sexta-feira (18/7), a partir das 6h15.


A cerimônia de abertura começou com apresentações especiais equipe de volteio da Fazenda Educadora Haras Endurance e da seleção brasileira de Volteio. Na sequência, um cavaleiro adentrou a arena carregando a bandeira do Haras Albar, bem como a cavalaria da PM e sua banda Clarins. Depois, 20 oficiais e juízes de Enduro entraram na arena e, na sequência, começou o esperado desfile das nações: Chile - 6 integrantes, Colômbia - 1 integrante, Equador - 9 integrantes, EUA - 8 integrantes, México - 5 integrantes, Uruguai - 8 integrantes e, finalmente, o Brasil com 12 integrantes liderados pelo chefe de equipe dr. Guilherme Ferreira Santos, ao som de Aquarela do Brasil entoada pela banda Del Chiaro.


Em um vídeo no grande telão da arena, Ingmar De Vos - presidente da Federação Equestre Internacional (FEI) destacou a importância da competição e a excelência das instalações no Haras Albar, que ao longo dos anos recebeu grandes e bem sucedidas competições. "Agora estamos alegres e contentes em ver o Haras Albar recebendo um evento continental", pontuou Ingmar de Vos.


O presidente da FEI falou também da importância da viabilização do Pan, agradecendo Constantino Scampini, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), à secretaria geral da CBH Tatiana Gutierrez, ao diretor de Enduro da CBH Marcelo Ulsenheimer e, é claro, ao anfitrião Carlos Augusto Amaral Paes de Barros, o Carlito, titular do Haras Albar. "Também quero estender meu reconhecimento à minha amiga Elizabeth van Schelle, juíza, steward e membro de Comitê de Enduro da FEI, pelo seu empenho desenvolvimento do esporte mundo afora junto aos atletas, equipes e oficiais (...). Desejo a todos um Campeonato seguro e inspirador!"


Após a execução do Hino Nacional, o anfitrião Carlito Paes de Barros também deu as boas-vindas a todos, ressaltando a importância do trabalho de sua equipe e dirigentes em prol da realização do Pan-americano. Ao final, Constantino Scampini, presidente da CBH, agradeceu ao anfitrião, enalteceu a importância do Pan que após 18 anos acontece pela segunda vez no Brasil e desejou boa sorte aos competidores.


A competição

Amazonas e cavaleiros, competindo em condições de igualdade, percorrem trilhas em meio à natureza para cumprir essa corrida de longa distância (120,5 km) realizada em etapas (anéis) com paradas obrigatórias para avaliações veterinárias. Vence a prova o primeiro conjunto (cavalo / cavaleiro) a cumprir a distância, depois de o cavalo ter sido aprovado no vet-check final.


Estarão em disputa os títulos individuais das categorias Adulto e Young Riders e de equipe na categoria Adulto. Amazonas e cavaleiros do Brasil competem nas duas categorias:

Categoria Adultos 

Ana Carla Maciel / Piva Endurance, Antonio Marcelino Gomes Neto / Pasha Partout SBV, Felipe de Azevedo Morgulis / Gladiador SBV, José Caio Frisoni Vaz Guimarães / Stud Brasil Itajara, Juliana P. C. Moreira / Onix Endurance e, na reserva, Rodrigo Saliba / Charlton Rach.


O Time Brasil Young Riders é composto pelos conjuntos: Diogo de Oliveira Martins / CP Latifa, Gustavo M. Ulsenheimer / RG Kamen, Jheniffer do Rocio Silva de Lara / RG El Cid, Lavinya Laçalvia Ferreira / Baruc do Triunfo, Sofia Engels / Miranda Rach e na reserva, João Vitor Bagarolli Rodrigues / Bellodalix SBV. Nesta quinta-feira (17/7), acontece o vet-check e a escalação definitiva de todos os conjuntos.


Origens e o esporte no Brasil

Essa corrida de longa distância, dividida em duas categorias - velocidade livre (caso do Pan-americano) e velocidade controlada - é um dos sete esportes hípicos regulamentados pela Federação Equestre Internacional (FEI) desde 1983. Dois anos depois, a entidade reconheceu o Enduro Equestre como modalidade esportiva para competições internacionais, e em 1986 promoveu o 1º Campeonato Mundial na Itália.


Inspirado no “Pony Express”, o correio norte-americano a cavalo, que atravessou o país entre 1860 e 1861, o esporte nasceu um século depois e a primeira prova oficial aconteceu em 1955, com a realização da “Tevis Cup” que impôs um percurso de 100 milhas (160 km) entre Lake Tahoe, no estado de Nevada, a Auburn, na Califórnia. A distância virou a distância máxima nas competições desde então.


No Brasil, a modalidade chegou na década de 1980, e a primeira prova oficial aconteceu em 1989 em Tremembé (SP), por iniciativa do criador de cavalos Homero Diacopulus. Em 1995 foi realizada a primeira prova de Velocidade Livre na distância de 160 km, em Avaré (SP).


E nasce o Pan de Enduro Equestre

Com o sucesso dos Mundiais, inicialmente para atletas Senior e depois também para a categoria Young Riders, a FEI investiu no fomento do esporte em diferentes continentes e foi nesse propósito que a entidade instituiu o Pan-americano em 1997. A competição acontece a cada dois anos.

A 1ª edição foi realizada em South of Bend, em Oregon, nos Estados Unidos e por duas vezes conjuntamente aos Jogos Pan-americanos como em Winnipeg, no Canadá, em 1999, e no Rio de Janeiro em 2007. Uma única edição foi adiada, em 2021, em razão da pandemia da COVID.

Das 14 edições do Pan-americano de Enduro Equestre, o Brasil só não participou em 2003, realizada nos Estados Unidos.


As medalhas do Brasil no Pan de Enduro Equestre

A primeira medalha do país veio em 2005, na 5ª edição, em Pinconar, Argentina, quando a estreante equipe Young Riders foi ouro, além de prata e bronze individual, além de bronze por equipe do time Sênior.


Em 2007, o Brasil foi o anfitrião e nossos atletas deram um show nas trilhas da Fazenda Pau d’Alho, em Campinas (SP), ao conquistar ouro por equipe nas categorias Young Riders e Adulto, além de ouro e prata individual na Senior.


Outras medalhas foram conquistadas em todas as outras cinco edições do evento. Em 2013, no Uruguai, prata individual na categoria Young Riders. Em 2015, o Pan foi dividido entre dois países: na Argentina competiram os adultos, com o Brasil conquistando o ouro por equipe, enquanto o Chile recebeu os Young Riders, que conquistaram dois bronzes. Em 2017, no Uruguai, os Seniores conquistaram a prata por equipes e individual e os Young Riders, bronze por equipes. Em 2019, no Chile, o time Young Riders faturou o ouro e um bronze individual, a mesma medalha individual do time Adulto. Em 2023, também no Chile, os Young Riders conquistaram o ouro por equipe e bronze individual e no time Adulto um bronze individual.


No balanço geral, o Brasil soma 21 medalhas, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze distribuídas entre os competidores Adultos e Young Riders, em conquistas por equipe e individuais.


Além do Pan, outros desafios

Se a sexta-feira (18/7) é reservada para definição dos pódios do Pan, o final de semana continua com muita disputa nas trilhas. No sábado (19/7), 53 duplas competem em um Concurso de Enduro Nacional (CEN), enquanto no domingo (20/7), outros 44 conjuntos disputam o Open Haras Albar.


O evento é aberto ao público e o Haras Albar / Fazenda São Vicente está localizado na Estrada municipal Adelina Segantine Cerqueira Leite, 3000, no bairro Chácara São Raphael, em Campinas (SP).


18 / 07 - 14º Pan-americano de Enduro Equestre

largada dos Sênior às 6h15 e dos Young Riders às 6h45

19 /07 - Concurso de Enduro Nacional (CEN)

20 /07 - Open Haras Albar


HARAS ALBAR

ESTRADA MUNICIPAL ADELINA SEGANTINE CERQUEIRA LEITE,3000.

FAZENDA SÃO VICENTE - HARAS ALBAR

BAIRRO CHÁCARA SÃO RAPHAEL

CAMPINAS/SP - CEP 13098-035



fonte: Informações para Imprensa (Carola May / Rute Araújo / Rafael Martins) / fotos C. May

 
 
  • Facebook Trote&Galope
  • Instagram Trote&Galope
  • Youtube Trote&Galope

© 2014 por TROTE & GALOPE e HELENO CLEMENTE PHOTOEQUESTRE

Todos os direitos reservados. Proibido reproduzir textos ou fotos sem autorização do autor. All rights reserved.

bottom of page