Vários estudos, em universidades internacionais, já comprovaram cientificamente que a prática de montar cavalos traz inúmeros benefícios aos seres humanos. Dentre os benefícios mais conhecidos, podemos enumerar os seguintes:
Aprimoramento da concentração e disciplina para guiar o animal;
Auxilia na identificação, coordenação e equilíbrio corporal;
Caráter, autoconfiança e autoestima também se beneficiam com a técnica;
Contato com a natureza auxilia na compreensão e proteção do meio ambiente;
Criação de vínculo com outras espécies: entendendo e aprendendo a respeitar as diferenças;
Aumento do senso de responsabilidade, por ter que montar, praticar uma atividade e cuidar do cavalo;
Empoderamento - ao subir em um cavalo e estar acima da altura dos demais humanos;
Estímulo ao trabalho em equipe - entre cavalo e cavaleiro há a formação de uma equipe, além dos instrutores, veterinários, ferradores, entre tantos outros profissionais que precisam estar junto ao cavalo e cavaleiro;
Amizade – criam-se verdadeiras amizades entre crianças, adolescentes, adultos e idosos que praticam o mesmo esporte;
30 minutos de equitação geram 1800 estímulos cerebrais;
Aprendemos a nos colocar sempre de maneira ativa para enfrentar obstáculos e dificuldades, sempre com objetivo de vencer;
Diminuição de stress, medo, ansiedade, agressividade, inibição e outros fatores que atrapalham o processo de desenvolvimento em sociedade;
Ensina a dar o melhor de si a cada segundo, sempre respeitando o cavalo e enfrentando seus adversários de forma honesta, amistosa e clara.
Mas, o foco deste artigo não são os benefícios e sim uma resposta à pergunta inicial: POR QUE?
Por que montar?
Por que amar cavalos?
Por que, com tanta tecnologia no mundo, ainda há pessoas que - como eu - pensam em cavalos?
A resposta não é difícil de entender, mas também não é fácil de aceitar.
Hoje, se nós vivemos como vivemos, é tudo por causa do cavalo.
O cavalo está ao nosso lado desde os primórdios da civilização. Graças ao cavalo, o homem alcançou novas distâncias, novas velocidades e até mesmo foi à guerra para vencer de uma forma muito mais expressiva.
Consequentemente, ao inovar e aprender culturas diversas, isso nos levou à sociedade que temos hoje. Nós evoluímos, é verdade. Mas, em nossas necessidades e memórias impressas em nosso DNA (aquelas memórias que explicam o porquê de uma pessoa de descendência italiana sentir saudades ao ver uma paisagem da Itália, mesmo nunca tendo viajado para lá) ESTÁ O CONVÍVIO COM O CAVALO.
Todos com quem conversamos sempre têm uma história, sua ou de um parente próximo, ligada a um cavalo: seja uma aventura, uma memória de infância, um animal de alguém da família etc.
É exatamente este ponto a resposta ao "POR QUE" inicial
Nós sempre teremos esta ligação forte e próxima porque ela está em nossa memória, em nossa história, em nosso dia a dia. Hoje, o cavalo ainda é muito presente e faz a diferença na vida de muita gente.
Você sabia que o cavalo movimenta o turismo, que está presente no dia a dia das fazendas e de todo o agronegócio e pecuária, nos rodeios e provas de hipismo, ajuda na terapia e em inúmeras tarefas, emprega mais de 600 mil pessoas no país, gera mais de 16 bilhões de reais por ano, e muito mais?
Cavalo é indispensável, é sinônimo de força, é cultura, é esporte, é sustentabilidade, é abrir novos horizontes, é cuidar do meio ambiente, é física pura em movimento, é poesia viva, é respirar por inteiro, é saúde, é exercício ao ar livre, é liberdade, é felicidade, é fazer uma pessoa se sentir por inteira.
Então, nós te convidamos a abraçar seu próprio organismo e cair de braços abertos no mundo do cavalo atual. Se renda a esta paixão ancestral, venha conhecer e aprender como a vida pode ser melhor junto a um cavalo.
fonte: Assessoria Animal / Priscila M.R.G.Thomazelli (Instrutora e Atleta de Equitação e Adestramento Clássico)
Comments