top of page
Buscar
  • Foto do escritor

Recorde nos 1300 metros de páreos do Cavalo Árabe é batido em Cidade Jardim

Mentor Rach, com tempo de 1:27:685, foi o recordista do sábado (10/4). A marca anterior era do animal RG Kalif - com 1:27:751 - batida em 2019. A conquista aconteceu no Prêmio President Cup Series, que contou com o patrocínio da Emirates Equestrian Federation dos Emirados Árabes Unidos.

Com direito a quebra do recorde nacional nos 1.300m na pista de grama, o Prêmio President Cup Series marcou com grande estilo a retomada das corridas do Cavalo Árabe, após um mês sem enfrenes devido à pandemia. O evento contou com a realização de dois páreos da raça, e aconteceu no último sábado (10/4), no Jockey Club de São Paulo (JCSP). Vale lembrar que o evento esteve fechado ao público, podendo ser acompanhado apenas pelos proprietários e equipe técnica. No entanto, os amantes do turfe puderam acompanhar as disputas ao vivo pelo canal do YouTube do Hipódromo de Cidade Jardim.


De acordo com Almir Ribeiro, diretor de Corrida da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o Prêmio President Cup Series contou com o patrocínio da Emirates Equestrian Federation dos Emirados Árabes Unidos. Dessa forma, os dois páreos tiveram bolsa de R$ 10 mil cada, com premiação para os cinco primeiros colocados.


"Primeiramente, temos que agradecer ao Emirados Árabes Unidos, que acreditam no crescimento das corridas de cavalo Árabe no mundo, principalmente no Brasil e na América do Sul. Ele que, juntamente com os criadores da raça, a ABCCA e o Jockey Club de São Paulo, iniciaram um novo ciclo virtuoso de crescimento. Ciclo que, certamente, colocará o Brasil definitivamente no roteiro internacional das corridas de cavalo Árabe no mundo", explicou o diretor de Corrida.

Recorde nacional nos 1300 metros

Na primeira disputa, seis animais enfrentaram os 1.300 m da pista de grama. Com sete corpos de vantagem, Mentor Rach - conduzido pelo jóquei I. Silva - cruzou a linha de chegada com o tempo de 1:27.685, quebrando o recorde nacional dessa distância para animais da raça Árabe. A marca anterior era do animal RG Kalif com 1:27:751.

Mentor Rach campeão e recordista dos 1300 metros na grama da raça Árabe pelo Prêmio President Series Cup (Porfirio Menezes / JCS)
Mentor Rach campeão recordista dos 1.300m na grama da raça Árabe (Porfirio Menezes / JCSP)

"A satisfação é muito grande. Porque ele é o atual recordista dos 1.000m para machos e agora é também recordista dos 1.300m. Conquista importantíssima não só para o Rach Stud, mas para o aprimoramento das corridas no Brasil. O recorde anterior era de 2014 e estava difícil quebrar, mas a gente fez o planejamento sabendo que tinha chance de quebrar agora", explica Ricardo Saliba, do Rach Stud, criador e proprietário do recordista.


O criador acrescenta que é importante baixar os tempos para mostrar ao mundo o nível dos animais do país e a genética que temos aqui. Afinal, eles são as melhores, tanto que o campeão é um cavalo de pedigree puro polonês. "A gente está com o tempo compatível com outros países. Na comparação com os tempos lá de fora, não estamos devendo para ninguém. Certamente, em breve teremos cavalos brasileiros brigando lá fora. Mentor é um dos raros animais hoje, jovem, que tem pedigree puro polonês ".


Confira no link a quebra do recorde dos 1300 metros do Cavalo Árabe: https://www.youtube.com/watch?v=mDsKNEYtbR4

Prêmio President Cup Séries II 1000 metros

Já no segundo enfrene do Prêmio President Cup Series, nove exemplares da raça Árabe entraram em disputa em 1.000 m de distância, também na pista de grama.

Cashmerie AJR, nos últimos 400 metros, assumiu a primeira colocação e cruzou a linha de chegada consagrando-se campeã, montada por F. Larroque.


Cashmerie AJR campeã do Prêmio President Series Cup nos 1000 metros / Porfirio Menezes / JCS
Cashmerie AJR, campeã do Prêmio President Cup Series , nos 1000 metros (Porfirio Menezes / JCSP)

A potra é de criação e propriedade do diretor de Corrida da ABCCA, Almir Ribeiro. "Me sinto extremamente feliz e orgulhoso. Pois, são poucos os criadores que têm a honra e o privilégio de acompanhar bem de perto a história de um animal vencedor. Desde a escolha do cruzamento, seu nascimento, seu desenvolvimento, até a vitória num páreo importante como este. Agradeço também ao sr. Oberdan Pereira e seu time pela dedicação, esforço e trabalho profissional que construíram o sucesso da Cashmerie AJR, desde a sua chegada até a sua vitoriosa estreia", finaliza.


Cavalo Árabe na Corrida

A ABCCA, através da Brazilian Arabian Horse Racing – BAHR, associada à IFHAR - International Federation Arabian Horse Racing - tem a estimativa de movimentar nessa temporada mais de R$ 300 mil, apenas destinados as bolsas de premiações.

“É sempre importante lembrar que as premiações destinadas às corridas de cavalo Árabe no Brasil são provenientes dos patrocinadores estrangeiros que fomentam as corridas de cavalo Árabe no mundo, além de acreditarem no potencial de nossa criação”, explica Almir Ribeiro.


O número de animais participantes vem crescendo a cada Prêmio, mantendo a média de nove por páreo realizado. Os criadores têm investido cada vez mais em genética, realizando cruzamentos que aliam resistência e velocidade, sempre quebrando recordes.


Para conhecer mais do cavalo Árabe acesse www.abcca.com.br, e ainda, acompanhe pelo @abccarabe



fonte: Assessoria de Comunicação (Verônica Formigoni)

bottom of page