Stephan Barcha e Chevaux Primavera Império Egípcio: 4º lugar no GP Rolex, a 1.60m, no CHIO Aachen
- 6 de jul.
- 2 min de leitura
Somente quatro conjuntos zeraram os três percursos do GP Rolex que distribuiu 1,5 mil euros em premiação, com mais um importante resultado para Stephan Barcha que também garantiu duas vitórias e dois vices no CHIO Aachen, considerado a meca do hipismo mundial.

O GP Rolex, parte do Grand Slam Rolex, encerrando o CHIO Aachen 2025, na Alemanha, nesse domingo (6/7), mais uma vez foi disputadíssimo e teve Brasil no placar. Ao todo, 40 conjuntos top mundiais habilitaram-se ao GP, a 1.60m, disputado em dois dificílimos percursos e com direito ao desempate, idealizados pelo alemão Frank Rothenberger. Com alto nível técnico, 11 conjuntos sem faltas - após os dois percursos - foram ao desempate e quatro voltaram a zerar a grande decisão com 1,5 milhão de euros em jogo. O brasileiro Stephan Barcha e Chevaux Primavera Império Egípcio, dupla campeã pan-americana 2023 e 5ª colocada em Paris 2024, ao final, foi top 4, com dois percursos sem faltas e novamente um desempate zerado, em 54s33.
Sagrou-se campeão o olímpico suíço Martin Fuchs, 32, com Leone JEI, que cruzou a linha de chegada, sem faltas, em 50s29. O vice foi da norte-americana campeã olímpica por equipes Laura Kraut com Baloutine, que zerou em 52s41. Já a 3ª colocação coube novamente à Suíça com Steve Guerdat, campeão olímpico em Londres 2012 e prata individual em Paris 2024, que montando Dynamix de Belheme zerou em 52s59.
Sem dúvida, para o hipismo e a criação nacional o resultado de Stephan, 35, foi mais que especial, uma vez que Chevaux Primavera Império Egípcio, égua Brasileira de Hipismo, de 14 anos, filha de Calvaro F.C em HFB Primaluna, de propriedade do Haras Império Egípcio é criação do Haras Montana no Brasil. Além disso, somente Stephan garantiu duas vitórias, dando show de velocidade com Chevaux Hex Lup Império Egípcio, Brasileiro de Hipismo de 16 anos, e ainda garantiu dois vices a 1.50 e 1.55m montando Dinozo Império Egípcio.
Sobre o Rolex Grand Slam
O circuito "Rolex Grand Slam of Show Jumping" foi criado para reunir quatro dos mais icônicos eventos de Salto em Aachen (Alemanha), Calgary (Canadá), Genebra (Suíça) e s-Hertogenbosch (Holanda). Cada GP distribuiu 1,5 milhão de euros, sendo 500 mil para o campeão. O cavaleiro que garantir três vitórias consecutivas ganha mais 1 milhão de euros e quatro vitórias consecutivas mais 1 milhão. Já a 4ª colocação no GP Rolex hoje em Aachen rendeu 150 mil euros a Stephan e aos proprietários da égua Chevaux Primavera Império Egípcio.
fonte: Informações para imprensa (Carola May)






