top of page
Buscar
  • Carola May

Thomas Wolff será homenageado na abertura do encontro de veterinários no Jockey Club São Paulo

Ícone da medicina veterinária brasileira, dr Thomas Wolff, considerado um dos melhores cirurgiões do país e clínico, atuava nos principais centros hípicos do país, tendo o Jockey Club São Paulo como uma de suas casas e importante papel em sua formação profissional.


Dr. Thomas Wolff frente ao Hospital Veterinário no Clube Hípico de Santo Amaro (Divulgação)
Dr. Thomas Wolff frente ao Hospital Veterinário no Clube Hípico de Santo Amaro (Divulgação)

Dr. Thomas Walter Wolff deixou um grande legado para veterinária (Divulgação)
Dr. Thomas Walter Wolff deixou um grande legado para veterinária (Divulgação)

Nesta quinta-feira (4/5), o Jockey Club São Paulo promove um encontro de veterinários em sua sede com palestras e debates. Antes, porém, na abertura do evento, dr. Thomas Walter Wolff (in memoriam) será homenageado pelo renomado grupo de veterinários que tem como presidentes de mesa - Dr. Luis Claudio Lopes da Silva e Dr. Pedro Vicente Micheltto Jr - pelo seu legado na medicina veterinária brasileira e internacional.


Wolff, que faleceu precocemente em 1 de fevereiro de 2023 aos 72 anos, era graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo em 1975 e, no ano seguinte, fez doutorado em cirurgia na Universidade de Zurique, na Suíça.




Ainda como estudante na USP, seu primeiro contato com os cavalos foi no Jockey Club São Paulo. "Recém ingresso na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, um amigo do meu avô, sócio do Jockey Club de São Paulo, ao tomar conhecimento de minha paixão pelos cavalos, levou-me para conhecer o hospital veterinário do clube. Naquela época era rara a presença de estagiários no Departamento Veterinário do Jockey Club de São Paulo, de modo que tive a oportunidade de estagiar ao lado de um dos maiores ícones da medicina veterinária, Dr. Alceu Athayde, ou, simplesmente, Dr. Alceu", discorreu dr. Thomas, no prestigiado Boletim da Academia Paulista de Medicina Veterinária, a convite do Dr. Alexandre Develey, em novembro de 2022.


Dr. Alceu, pioneiro e referência da medicina veterinária, veio a falecer em 12 de abril de 2023. Envolvido com o turfe desde a infância (seu pai era treinador), Dr Alceu, criado em Curitiba, exerceu a profissão de médico veterinário em São Paulo. No Centro Cirúrgico do Hospital Veterinário do Jockey Club de São Paulo, depois batizado com seu nome, desenvolveu uma técnica cirúrgica especial, que se tornou referência no mundo.


"A cada momento, durante o ano letivo em que era possível, eu estava presente ao lado do grande mestre, auferindo os conhecimentos e observando as habilidades a ele inerentes, seus movimentos precisos durante as intervenções cirúrgicas. Assim, participei ao lado do grande expoente da Medicina Veterinária de inúmeras cirurgias e sinto-me eternamente grato pelos ensinamentos recebidos", discorreu dr. Thomas, que continuou operando ao lado de dr. Alceu em diversas ocasiões, especialmente no início de sua carreira.


Currículo de ponta

Dr. Thomas Wolff, considerado um dos maiores cirurgiões do país e veterinário da Federação Equestre Internacional - FEI4* (nível máximo), esteve à frente do departamento veterinário e cirúrgico do Clube Hípico de Santo Amaro (SP), maior entidade do hipismo brasileiro, de 1979 até 2023, período em que também foi responsável pelo departamento veterinário do Clube de Campo São Paulo. Exerceu clínica particular do Jockey Clube SP desde 1979 e de Campinas (a partir de 1994) e em outros renomados centros hípicos pelo país afora.


Foi veterinário da delegação brasileira de hipismo nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Guadalajara 2011 e nos Jogos Olímpicos Seoul 1988 e Pequim / Hong Kong 2008. Atuou como veterinário oficial e membro da Comissão Veterinária dos Jogos Equestres Mundiais 2014 na Normandia, França. Presidiu a Comissão Veterinária nos Jogos Olímpicos Rio 2016, sendo o primeiro brasileiro a exercer a função na história dos Jogos. Atuou como delegado Estrangeiro da Federação Equestre Internacional na World Cup Final in Omaha, EUA, em 2007.


Entre 2004 e 2010 foi diretor do departamento antidopagem do Jockey Club São Paulo, período em que também foi diretor de assistência veterinária do clube. Exerceu o cargo de diretor veterinário da Confederação Brasileira de Hipismo por 13 anos, entre 2003 e 2016, e outros 10 anos na Federação Paulista de Hipismo, de 1993 a 2003. Era veterinário oficial da FEI4* Level 4 (nível máximo), diretor de cursos FEI e foi diretor veterinário do Grupo VI FEI (América do Sul).


Em outubro de 2022, foi delegado veterinário no Copa das Nações - Longines FEI Nations Cup Final em Barcelona, Espanha, em seguida no FEI South American Championship 2022 - Sul-americano da Juventude na Argentina. Dr. Thomas Wolff também estava escalado para liderar a comissão veterinária nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile.


Resumir seu currículo em breves linhas é praticamente impossível e, concomitantemente ao seu trabalho como veterinário clínico e um dos melhores cirurgiões do país, dr. Thomas, em constante atualização profissional, não mediu esforços para promover a troca e disseminação de conhecimento na medicina veterinária. Foi organizador e palestrante de 15 Congressos Veterinários Internacionais da Confederação Brasileira de Hipismo, incluindo o X Congresso Mundial da World Equine Veterinary Association (WEVA) em 2009 no Brasil.


Bastante emocionada, Doris Zaclis Wolff, esposa de Dr. Thomas Wolff, agradece o convite do dr. Antonio Carlos Bolino, amigo de longa data do casal, e todo o time do encontro de veterinários no Jockey Club São Paulo. “Em nome da nossa família e meu, agradeço ao Presidente do Jockey e à Diretoria, e especialmente, ao amigo fiel, Dr. Antonio Carlos Bolino, companheiro de tantas horas do Thomas, um profissional e professor sério, pela tocante homenagem. O Jockey foi o início da trajetória do Thomas, instituição pela qual sempre teve um carinho especial e que contribuiu para a nossa felicidade por muitos anos.”


fonte: Informações à Imprensa (Carola May / Natasha Simonato)

bottom of page