top of page
Buscar
  • Carola May

Time Brasil de Salto conquista prata na Copa das Nações no CSIO4* em Wellington, EUA

Nesse início da temporada 2023, os conjuntos brasileiros em atividade no Brasil e Exterior saltando 1.50/1.60m (rendimento máximo) estão sendo observados para formação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile, entre 20/10 e 3/11, valendo vaga para os três melhores países em Paris 2024.


Canadá, ouro, Brasil, prata e Irlanda, bronze (Sportfot)
Canadá, ouro, Brasil, prata e Irlanda, bronze (Sportfot)

Na noite do sábado (4/3), o Time Brasil de Salto subiu ao pódio na concorrida 22ª Copa das Nações FEI CSIO4* em Wellington, no tradicional Winter Equestrian Festival, nos EUA. Após fechar a primeira volta empatada em 2º lugar com o Canadá e Irlanda, com oito pontos perdidos, o Brasil - liderado pelo chefe de equipe Pedro Paul Lacerda - manteve sua boa performance e garantiu o vice campeonato. Fabio Leivas / Ilex (0/0), Luiz Francisco de Azevedo / Nashville (4/4) e Eduardo Menezes / H5 Elvaro (4/4) e Luciana Lossio / Lady Louise (16/8), que teve seus dois resultados descartados para efeito de contagem, fecharam com 16 pontos perdidos nos dois percursos idealizados pelo norte-americano Anthony D’Ambrosio.


O time do Canadá, que contou com o olímpico e multicampeão Ian Millar estreando como chefe de equipe, garantiu o topo com os mesmos oito pontos perdidos da primeira volta e pista limpa de três conjuntos na segunda: Erynn Ballard / Gakhir (4/0), Mario Deslauries / Emerson (0/0), Tiffany Foster (4/0) e Beth Underhil / Nikka VD Bisschop que fechou com 4 pontos na primeira volta não precisou largou na 2ª, uma vez que a vitória já estava garantida. A equipe da Irlanda, campeã da Copa das Nações em 2022, emplacou em 3º lugar com Max Wachman / Kilkenny, Cian O´ Connor, David Blake e Shane Sweetnam / Namaste van het Eyckevel totalizando 16 pontos perdidos, mas soma de tempo superior ao do Brasil na 1ª passagem. A disputa distribuiu U$ 150 mil em premiação.


Brasil é vice entre 11 equipes na FEI Nations Cup Wellington International (Sportfot)
Brasil é vice entre 11 equipes na FEI Nations Cup Wellington International (Sportfot)

Ao todo, estiveram a postos 11 equipes, incluindo Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Grã Bretanha, Irlanda, México, EUA e Venezuela, das quais oito retornaram para a 2ª e decisiva rodada no Wellington International Center. Essa foi a sétima vitória do Canadá na história da competição. O último pódio do Brasil foi em 2021, quando conquistou bronze, repetindo o feito de 2017.


Nesse início da temporada 2023, os conjuntos brasileiros em atividade no Brasil e Exterior saltando 1.50/1.60m (rendimento máximo) estão sendo observados para formação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile, entre 20/10 e 3/11, valendo vaga para os três melhores países nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Lideram o processo seletivo o técnico Phillipe Guerdat, ao lado do chefe de equipe e diretor técnico Pedro Paulo Lacerda, Daniel Khury, diretor de Salto e Fernando Sperb, presidente da CBH, e aval do veterinário Rogério Saito. No decorrer de março, será divulgada a long list dos conjuntos observados rumo ao Pan 2023.



fonte: Imprensa CBH com Wellington International e imagens: Sportfot

Informações para imprensa (Carola May)

bottom of page